O que as civilizações avançadas devem fazer com o calor desperdiçado? Usar buracos negros como dissipadores de calor

Igor
2 min readMay 13, 2022

Texto traduzido e publicado hoje, no dia 13 de maio de 2022 em comemoração à divulgação da foto inédita do buraco negro Sagitário A*, localizado no centro de nossa galáxia, publicada pelo coletivo Event Horizon Telescope ocorrida ontem. O texto original é do misterioso cypherpunk Wei Dai, que através da sua proposta do B-money, com certeza influenciou Satoshi Nakamoto na criação do Bitcoin.

Imagem do buraco negro Sagitário A*, no centro da nossa galáxia

Civilizações avançadas provavelmente têm altíssimas necessidades deresfriamento. Equipamentos de comunicação e computação funcionam melhor em temperaturas mais baixas. Um computador mais frio significa um computador mais rápido com menores necessidades de energia e um transceptor mais frio tem menor ruído térmico. Como esses equipamentos não podem operar com eficiência perfeita, eles precisarão eliminar o calor residual.

Não é muito difícil resfriar um sistema até a temperatura da radiação cósmica de fundo. Tudo que você precisa fazer é construir um radiador em espaço interestelar com uma área de superfície muito grande, e conectá-lo com o sistema que você está tentando resfriar com algum material de alta condutância térmica.

Porém, mesmo na temperatura de fundo cósmica de T=3K, reduzindo um pouco ainda mede um mínimo de k*T*ln 2 = 2,87e-23 J. O que é necessário é uma maneira de resfriar eficientemente um sistema quase até o zero absoluto. Acho que a única forma fazer isso é com buracos negros.

Buracos negros emitem radiação Hawking a uma temperatura de T=h*c³/(16*pi*G*M). Com a massa do sol, a temperatura de um buraco negro seria cerca de 10^-8 K. Nessa temperatura, reduzir um pouco gasta apenas cerca de 10^-31 J. Se você construir uma concha isolante ao redor do horizonte de eventos de um buraco negro, tudo dentro da concha acabaria por esfriar a temperatura do buraco negro. No entanto, não seria necessário construir uma concha completa em torno de um buraco negro para aproveitar sua baixa temperatura. Por exemplo, você pode simplesmente apontar os radiadores do seu orbitador de buraco negro em direção ao buraco negro e isolar o lado virado para longe do buraco negro.

Se é verdade que a única maneira eficiente de resfriar o material a uma temperatura próxima do zero absoluto é com buracos negros, devemos esperar que civilizações suficientemente avançadas devem viver perto deles. No entanto, esta suposição pode ser difícil de provar, uma vez que praticamente não conseguimos notar assinaturas de radiação.

--

--

Igor

O maior dos pecadores vivendo para a glória de Deus.